Mecanismo eficaz para a retenção e manutenção de talentos que certamente dará o retorno esperado à empresa se estiver alinhado com o mercado de trabalho.
O cargo deve estar de acordo com as funções (com o conjunto de atribuições a ela conferidas) e com o salário oferecido, segundo o grau de importância de cada cargo.
Na elaboração da descrição de cargo analisamos, de uma maneira global, quais serão as atividades a serem executadas por um ocupante.
Envolvendo a especificação do conteúdo de cada cargo, dos métodos de trabalho e das relações com os demais cargos.
A descrição do cargo relaciona as tarefas, deveres e as responsabilidades de cada cargo.
A avaliação de performance é baseada em competências e indicadores com o objetivo de promover clareza e consciência sobre as necessidades de desenvolvimento dos profissionais e possibilitar atingir as metas e os objetivos necessários para realizar as estratégias planejadas pela organização.
Ferramenta validada pela USP utilizada para prover os líderes com indicadores robustos para processos operacionais e para ações estratégicas. Com ela é possível analisar de forma tangível resultados e melhorias.
Seu principal diferencial é considerar, na mesma plataforma, 15 tendências de comportamento e dados não comportamentais, tais como experiência, formação acadêmica, resultado de testes e jogos.
Proporciona praticidade, velocidade e objetividade nas comparações de todos os dados entre profissionais, cargos e desempenho. Inovador por permitir estudos estatísticos objetivando correlação entre dados e performance, este processo fornece inferências quanto a atingimento de resultados.
A retenção de talentos visa à promoção e a fidelização dos colaboradores através de políticas e práticas a serem desenvolvidas por meio de um programa específico. Mapeamento dos atrativos de crescimento e de incentivo, além de desenvolvimento profissional e pessoal. Objetivando encontrar profissionais que estejam alinhados com a organização e retê-los, assim como manter os colaboradores mais antigos.
Suporte na definição do negócio da organização.
Análise do ambiente externo identificando oportunidades e ameaças bem como a análise do ambiente interno através de suas forças e fraquezas.
Avaliação dos fatores essenciais de sucesso do negócio, definição dos objetivos e metas e do plano de ação para o sucesso da organização.
Desenvolvemos a competência de líderes para trabalhar com equipes de alta performance.
Liderar é um exercício que exige autoconhecimento e constante aprimoramento de habilidades e competências. Para obter o máximo de uma equipe em um ambiente de confiança e colaboração, o líder precisa entender como seu estilo de liderança interfere no desempenho da equipe e na organização.
Gamificação é o termo adotado em português (do original Gamification) que consiste no uso de técnicas e mecânicas de jogos para resolver problemas práticos ou despertar engajamento de um público específico.
Existem diversas teorias didáticas e comportamentais por trás dessa disciplina, como a teoria da diversão e a recompensa positiva. Cada vez mais comum, a gamificação têm sido aplicada por empresas e instituições de diversas áreas como ferramentas melhoradas em relação às abordagens tradicionais, sobretudo no que se refere a envolver pessoas em processos seletivos e metas de produção, a familiarizarem-se com novas tecnologias, agilizar seus processos de aprendizado ou treinamento, desenvolver suas competências e tornar mais agradáveis tarefas consideradas tediosas ou demasiadamente repetitivas.